Bruno já tem cadeira de rodas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bruno já tem cadeira de rodas

Mensagem  Admin em Sab Dez 03, 2011 1:22 am

Os pais de Bruno andavam aflitos. O filho, deficiente, precisava de uma cadeira nova. A Esforços Unidos, do Porto, conseguiu nove mil euros. Com a ajuda dos nosso leitores.
Bruno Pereira recebeu ontem a prenda mais valiosa da sua ainda curta existência. Tudo graças ao incansavel trabalho da Esforços Unidos, uma instituição – cujo trabalho foi contado pelo 24horas na edição de 24 de Outubro último – que durante meio ano sensibilizou particulares e empresas, e também os nossos leitores.
Bruno nasceu com um problema de coração, as artérias trocadas, e desde os 8 anos teve vários problemas de arritmias. “Colocaram-lhe um pacemaker, mas nunca funcionou. Há três anos, fez uma paragem respiratória e ficou assim”, contou ao 24horas o pai, Joaquim Aurélio. A paragem cardíaca afectou gravemente Bruno. Sofre de encefalopatia pós-anóxica e isquémica generalizada e um diminuto controlo motor, dependendo de terceiros para quase tudo.
“Esteve dois meses no hospital e quando regressou a casa era um autêntico bebé. Tivemos de transformar a nossa sala num parque. Nós dormíamos nos sofás e espalhámos pelo chão colchões para ele não se magoar. Foram tempos dificeis”, recordou a mãe, Irene Pereira, empregada de limpeza, 43 anos.
Mas graças ao “esforço” da Esforços Unidos a vida de Bruno é desde ontem mais fácil. A instituição portuense arrecadou nove mil euros e investiu-os numa cadeira de rodas topo de gama para o jovem. Irene e Joaquim estavam radiantes. “Esta nova cadeira vai permitir uma melhor qualidade de vida ao Bruno”, comentou o pai, 43 anos, trabalhador da construção civil.
A antiga estava com as lonas todas rotas, empenada e não era a indicada para o problema de saúde do jovem. “Estava a ficar com a caixa torácica atrofiada”, informou a mãe.
A família Pereira sabe que a obtenção da cadeira só foi possível graças à ajuda de particulares e ao apoio da Esforços Unidos. “Nós nem para a primeira tivemos dinheiro [costou 500 euros e foi dado por um clube da zona de Aldoar] quanto mais para esta”, diz o pai.
Maria Firmina, presidente da Esforços Unidos, agradeceu o empenho dos “particulares, na sua maioria do distrito do Porto, instituições, continente e ilhas, e aos leitores do 24horas”, que concretizaram o sonho de uma família.
“Resolvemos um grave problema, mas o caminho não se esgota aqui. Há muito mais a fazer”, diz Maria Firmina.

Retirado: In 24horas
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 31
Data de inscrição : 02/12/2011

Ver perfil do usuário http://esforcosunidos.portugueseforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum